Buscar
  • Juliana -Gatil Don Ramiro

PKD - Rins Policísticos

É uma doença genética que geralmente acomete persas, exotic shorthair e himalaios (persa colourpoint)). Começa com uns cistos que vão se agravando até a falência renal.


Formulário e Swabs do Laboratório Animals DNA:

Abaixo, uma explicação mais aprofundada sobre o assunto:


" DOENÇA DO RIM POLICÍSTICO (PKD1) EM FELINOS INTRODUÇÃO A DOENÇA DO RIM POLICÍSTICO (PKD) É UMA ANORMALIDADE BEM DOCUMENTADA EM GATOS DOMÉSTICOS. RINS CÍSTICOS PODEM OCORREM ESPORADICAMENTE EM QUALQUER POPULAÇÃO DE GATOS. PKD NÃO É UMA DOENÇA NOVA E TEM SIDO RELATADA NA LITERATURA POR MAIS DE 30 ANOS. A FORMA HEREDITÁRIA DA DOENÇA PODE NÃO TER OCORRIDO INICIALMENTE EM GATOS PERSAS COMO UMA NOVA MUTAÇÃO, MAS, TALVEZ EM GATOS CRUZADOS ALEATORIAMENTE. INFELIZMENTE, PKD1 NÃO POSSUI FORTES INDÍCIOS CLÍNICOS. A APRESENTAÇÃO DA DOENÇA É SEMELHANTE A UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS DE ÓBITO EM QUALQUER GATO - FALHA RENAL. ASSIM, PKD1 PERMANECEU SEM SER NOTADA POR MUITOS ANOS E SE ESPALHOU NA RAÇA PERSA. QUALQUER RAÇA QUE TENHA UTILIZADO O GATO PERSA EM CRUZAMENTOS INICIAIS OU EM SUA PROPAGAÇÃO DEVE SER ALVO DE PREOCUPAÇÃO PARA PKD1. EM GATOS PERSAS, ESSA CONDIÇÃO MOSTROU SER UMA HERANÇA DE UM ÚNICO GENE AUTOSSÔMICO DOMINANTE. ESTIMA-SE QUE MAIS DE 37% DOS GATOS PERSAS APRESENTEM PKD1, UMA RAÇA QUE CONSTITUI QUASE 80% DOS CRUZAMENTOS. MUITOS CRIADOUROS PODEM REDUZIR GRANDEMENTE ESSA FREQÜÊNCIA ATRAVÉS DO USO DE EXAMES DE ULTRASSOM E EVITAR O CRUZAMENTO DE GATOS AFETADOS. INFORMAÇÕES DETALHADAS DE PKD1

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE O ACOMETIMENTO PRECOCE, A APRESENTAÇÃO BILATERAL (AMBOS OS RINS) E MÚLTIPLOS CISTOS SÃO TODAS CARACTERÍSTICAS DE FORMA HEREDITÁRIA DA DOENÇA. OS CISTOS RENAIS NA PKD1 APRESENTAM-SE MUITAS VEZES ANTES DOS 12 MESES DE IDADE. CONTUDO, A FALHA RENAL OCORRE GERALMENTE NUM ESTÁGIO POSTERIOR. ASSIM, PKD1 É CONSIDERADA UMA DOENÇA DE ACOMETIMENTO TARDIO. EM CRUZAMENTOS, PKD1 É HERDADA COMO UMA CONDIÇÃO AUTOSSÔMICA DOMINANTE, O QUE IMPLICA EM QUE UMA CÓPIA DO GENE É NECESSÁRIA PARA PRODUZIR PKD1. GERALMENTE, 50% DOS FILHOTES CUJOS PAIS APRESENTAM PKD1 HERDAM A DOENÇA. UM GATO POSITIVO PARA PKD1 PODERIA SER POTENCIALMENTE PARA PKD1 E TODOS OS FILHOTES PRODUZIDOS APRESENTARIAM PKD1. SUSPEITA-SE QUE GATOS HOMOZITOS PARA PKD1 NÃO SEJAM ABUNDANTES E QUE A FORMA HOMOZIGOTA SEJA LETAL AIND NO ÚTERO OU APRESENTE UMA FORMA SEVERA DA DOENÇA EM TENRA IDADE. MAIS PESQUISS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROVAR OS EFEITOS DAS CONDIÇÕES HOMOZIGOTAS. QUAIS GATOS DEVERIAM SER TESTADOS PARA PKD1? ATUALMENTE, RECOMENDAM-SE OS TESTES DE PKD1 SOMENTE PARA AS RAÇAS: BRITÂNICO DO PÊLO CURTO, PERSA, EXÓTICO, FOLD ESCOCÊS, BURMILLA, HIMALAIO E CRUZAMENTOS DE PERSAS. PKD1 É MAIS COMUM EM GATOS PERSA E RAÇAS RELACIONADAS QUE UTILIZARAM O PERSA NO PROGRAMA DE CRUZAMENTO (EXÓTICO, HIMALAIO, AMERICANO DO PÊLO CURTO, FOLD ESCOCÊS). OUTRAS RAÇAS PODEM TER HERDADO O GENE PARA PKD1 POR CRUZAMENTO ACIDENTAL DE RAÇA PURA OU DE CRUZAMENTO ALEATÓRIO."

Fonte: Laboratório Genera - https://genera.com.br/teste-dna-animal.php (acessado em 11 de outubro de 2017) Este laboratório realiza exames através de SWABS ("cotonetes")


Lista de laboratório que realiza estes e outros exames genéticos:


http://www.animalsdna.com/www.animalsdna.com/index.html (Paga-se pelos swabs e ao pagar os testes, eles dão desconto no swabs já adquiridos)


https://genera.com.br/teste-dna-animal.php (através de swabs)


http://www.vetdna.com.br/ (através da coleta de sangue)

60 visualizações
  • ticaaaa
  • 1500744023773
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 (21) 99666-9962

 Nova Iguaçu- RJ

gatildonramiro@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social